Atualizando informações ...

Óleo Essencial - Pimenta Rosa 5ml

Ref: 2746
Marca: By Samia Aromaterapia Comercio

Não disponível

Enviar
Avise-me quando estiver disponível
Descrição Geral

História do Óleo Essencial de Pimenta Rosa



O óleo de pimenta rosa é conhecido desde muito, pelos indígenas que aqui habitavam desde o descobrimento do Brasil. É conhecida sua planta como como aroeira da praia, sendo uma espécie originário da América do Sul. É encontrada desde o Estado do Ceará até o Rio Grande do Sul.

 

É uma planta típica da caatinga brasileira, indicada para a recuperação de áreas degradadas e é uma planta típica da caatinga brasileira, indicada para a recuperação de áreas degradadas e arborização. No Estado de Sergipe, a aroeira vem sendo utilizada na ornamentação de praças e avenidas (Santos et al., 2009; Lorenzi & Matos, 2008; Lenzi & Orth, 2004). Apresenta propriedades adstringentes, antidiarreicas, depurativas, diuréticas e febrífugas. Seus frutos e óleos essenciais atribui-se atividade antimicrobiana sobre bactérias gram-positivas além de ação anti-inflamatória.



Aspectos Botânicos:

 

A árvore de pimenta rosa (Schinus terebinthifolia), é de porte médio, com folhas compostas e aromáticas. Suas pequenas flores em panículas, (Cacho de flores, de pedúnculos ramificados), o fruto tipo drupa (fruto simples, carnoso e indeiscente), dióica, em uma cor vermelho-brilhante, aromático e adocicado.

 

Sua reprodução é realizada por sementes revestidas por uma grossa casca e por estacas. Sua altura pode variar entre 5 até 10 metros. Seu tronco possui o diâmetro em média de 30/60 centímetro, também revestido por uma grossa casca. Suas folhas compostas - com grande teor aromático, (imparimpinadas) quando o número de folíolos (folha pequena) é ímpar.

 

Normalmente possui 7 folíolos, de 3 até 7 centímetros de comprimento, por 2 até 3 centímetros de largura. Suas inflorescências paniculadas axilares e terminais, com pequenas flores de cor esbranquiçadas. Seus frutos são drupas globosas de cor vermelho brilhante quando maduras. Floresce principalmente durante os meses de setembro - janeiro, e a frutificação predominantemente entre os meses de janeiro até julho.



Benefícios do Óleo Essencial de Pimenta Rosa conforme referências bibliográficas*

 

 

Mente:Antidepressivo e ansiolítico. Auxilia nos déficts de memória, por sua ação colinérgica (ativação do sistema parassimpático). Excelente para amenizar sintomas de estresse oxidativo.

 

Corpo:Como anti-inflamatório e antinociceptivo, é um óleo para ser usado em situações para minimizar dores em geral, como nos casos e contraturas musculares, e em casos de fibromialgia e em modelo de dor neuropática. Excelente diurético. Ativa a circulação, age em disfunções vasculares. Minimiza manchas e hematomas causados por pancadas. Possui ação angiogênica (criação de novos vasos sanguíneos). Na área respiratória muito útil para gripes, resfriados e eliminação de mucosidade. Melhora distúrbios metabólicos como diabetes. Na área ginecológica, se torna indispensável para o tratamento de infecções urinárias e para Candida albicans. Antifúngico potente. Auxilia na cicatrização de feridas. Antirreumático, nervinho, auxilia em dores de dentes. Adstringente. Ajuda na remoção de verrugas.

 

Pele:Excelente como antisséptico geral, para inflamações e na cicatrização. Muito útil em casos de acne severa.

 

* REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

 


1. Aromaterapia - O equilíbrio entre o corpo e o espírito - Holística ? através dos óleos essenciais; Ann Berwick; 3ª edição; Editora nova Era - 2002.
2. Aromaterapia - Um guia de A a Z para o uso Terapêutico dos Óleos Essenciais; Susan Worwood; 1995; Editora Best Seller.
3. Aromaterapia e as Emoções; Shirley Price; 2ª edição; Editora Bertrand Brasil; 2000.
4. Ayurveda e Aromatherapy; The Earth Essential Guide to Anciente Wisdom and Modern Healing - Dr. Light Miller and Dr. Bryan Miller - Editora Lótus - 1995, 2ª edição.
5. The Complete Guide to Aromatherapy ? Salvatore Battaglia - 2ª edição - 2003.
6. Traité D´Aromathérapie scientifique et médicale - Michel Faucon Editora Sang de la Terre - Segundo trimestre de 2015
7. O Grande Manual da Aromaterapia de Dominique Baudoux, Editora Lazlo, 2018 - Brasil.
8. Propriétés physiques et psychiques des huillles essentielles - Dr Paul Dupont - Duffiosin Rosicrucienne ? 2021

Observações sobre o Óleo Essencial de Pimenta Rosa

 

Embalagem: Frasco de vidro âmbar com gotejador contendo 05 ml de óleo essencial

 

Nome Científico: Schinus terebinthifolia.

 

Parte utilizada da planta: Frutos maduros, sementes e folhas.

 

Tipo de Extração: Destilação a vapor em baixa pressão

 

Combina com: Bergamota, Citronela, Lavanda, Limão Siciliano, Petitgrain, Laranja, Patchouli, Ho Wood, Sândalo Amyris, Listsea Cubeba, Cravo, Gengibre, Camomila Romana, Sálvia Esclaréia, Palmarosa, Canela, Gerânio, Ylang-Ylang e Tea Tree.

 

Contraindicações:

 

Não indicamos o uso de óleo essencial administrado oralmente (ingestão), pois não poderemos afirmar sua segurança sem recomendações específicas sobre metabolizações e interações de medicamentos que possam ocorrer, sob esta via administrativa, somente sob orientação de um profissional extremamente qualificado. Recomendamos fazer um teste de sensibilidade na pele antes do uso via administrativa tópica.

 

Não recomendamos usar um óleo essencial por mais de 28 dias. Caso seja necessário, descanse uma semana, depois retome-o.

 

Não usar os óleos essenciais puros sobre a pele, podendo causar irritação cutânea se aplicado diretamente sem diluição, excetoLavanda, Copaíba Tea Tree em aplicação pontual.

 

Quanto em tratamento com remédios homeopáticos não utilizar: Hortelã Pimenta, Alecrim, Sálvia officinalis ou Tomilho. Pois são considerados antídotos aos remédios homeopáticos.

 

No caso de Hipertensão, evitar:Alecrim, Sálvia officinalis e Tomilho.

 

No caso de Hipotensão, evitar:Manjerona e Ylang Ylang.

 

No caso de Epilepsia, evitar: Erva-Doce, Alecrim e Sálvia officinalis.

 

Problemas no Fígado:Caso tenha alguma patologia hepática, evite os óleos essenciais de Erva Doce e Anis Estrelado.

 

Gravidez:Utilizar após o 5° mês de gestação os óleos de Lavanda, Camomila Romana e os cítricos em geral. Consulte sempre o seu médico.

 

Amamentação, não utilizar:Hortelã Pimenta e Alecrim, pois estes óleos possuem ação anti-galactagoga, ou seja, corta o leite.

 

Bebês recém-nascidos, usar:Camomila Romana e Lavanda (01 a 03 gotas em 30 ml de óleo carreador).

 

Bebês 2 a 12 meses, usar: Camomila Romana, Lavanda, Tangerina, Eucalipto Glóbulos, Tea Tree, (03 a 05 gotas em 30ml óleo carreador).

 

Crianças 1 a 5 anos, usar: Gerânio + os óleos acima (05 a 10 gotas em 30 ml de óleo carreador).

 

Crianças 5 a 7 anos, usar: Gengibre + os óleos acima (05 a 12 gotas em 30 ml de óleo carreador).

 

Crianças 7 a 12 anos, usar: Cipreste, Alecrim, Hortelã Pimenta ou do Brasil, Limão Tahiti ou Siciliano + os óleos acima (05 a 15 gotas em 30 ml de óleo carreador).

 

Crianças 12 anos e após, usar: A partir dos 12 anos poderá ser usado qualquer óleo essencial, e em dosagem acima de 1% quando necessário.



Modo de Uso:

 

Os óleos essenciais são substâncias concentradas e devem sempre ser diluídos e utilizados sob a orientação de um profissional qualificado. A By Samia não se responsabiliza pelo uso indevido dos produtos aqui vendidos.

 

Aromatizador: Aproximadamente 15 gotas;

 

Banhos: Em média 15 a 20 gotas após encher a banheira. Diluir em 01 colher de sopa de óleo vegetal, mel ou vinagre orgânico de maçã, e acrescentar ao banho.

 

Compressa: 05 a 10 gotas em 1/2 litro de água;

 

Inalação: 02 gotas em 01 lenço (inalação pontual) ou 01 gota em 50 ml de soro fisiológico ou água (inalação a vapor ou em inalador elétrico);

 

Massagem: 04 a 12 gotas por colher de sopa de óleo vegetal;

 

Óleo para rosto: 01 gota em 01 colher de café de óleo vegetal;

 

Óleo para cabelos: Em média 06 gotas por colher de sopa de óleo vegetal;

 

Uso tópico: Em média 06 gotas por colher de sopa de óleo vegetal.



Conservação do óleo essencial:

 

Armazenar em local bem ventilado em embalagem fechada, protegido da luz, calor, fogo, plástico e madeira. Mantenha os frascos longe do alcance das crianças e dos olhos.



Por que não ingerir os óleos essenciais?

 

Os óleos essenciais quando ingeridos podem causar efeitos irritativos ou serem agressivos em mucosas. Podem promover efeitos adversos. Por isso, se for optar por essa via de administração recomendamos que esta seja feita sob recomendação de um médico que conheça a atuação dos óleos essenciais, ou profissionais da aromaterapia com conhecimento profundo em farmacologia ou farmacêuticos. Dentro dos estudos na aromaterapia a escola francesa, (chamada de aromatologia também) esta difunde as vias administrativas oral, retal e vaginal.

 

Já a escola inglesa (que é a que a By Samia segue) baseia-se mais no uso externo, através de massagens, reflexologia, inalações e aromatização de ambiente, entre outros, não havendo uso interno, oral, retal e vaginal.

 

Ficha Técnica

Detalhes técnicos do produto:

Código 2746
Peso 100.00 g
Marca By Samia Aromaterapia Comercio
Avaliações

Produtos visualizados

Carregando ...