Atualizando informações ...

Óleo Essencial - Manjericão 5ml

Ref: 2745
Marca: By Samia Aromaterapia Comercio

Não disponível

Enviar
Avise-me quando estiver disponível
Descrição Geral

História do Óleo Essencial de Manjericão



A palavra basilicum deriva do vocábulo grego basilicos, ou do latim ?basileum?, que significa real. Uma mistura com o termo latino basilicus, que significa serpente, conferiu por algum tempo ao manjericão a noção de repugnância. Magos inescrupulosos pensavam poder criar escorpiões esmagando o manjericão entre duas pedras.

 

A cultura popular indiana, mais sábia, considerava o manjericão uma planta consagrada a Krishna e a Vishnu, atribuindo a ela qualidades de proteção ? conhecido como Tulsi ou Basil Krishna (Manjericão Krishna), as raízes são transformadas em contas e usadas ao redor de pescoço e braços, e as sementes transformam-se em rosários. Usado como planta sagrada na Índia, para ?abrir? o coração e trazer harmonia para a mente. Algumas tribos indianas mascavam folhas de manjericão antes de participar de cerimônias religiosas para obter inspiração. O manjericão é amplamente utilizado na medicina ayurveda.



Aspectos Botânicos:

 

Trata-se de uma erva anual aromática, pertencente à família das Lamiaceas ou Labiadas, caracterizada por alcançar uma altura de cerca de 70 cm. Apresenta um talo quadrangular; as folhas são pencioladas, ligeiramente dentadas, com formato oval-elíptico, com diâmetro de cerca de 3-5 cm. Sua coloração é violácea quando cresce em pleno sol e seu aroma tem um toque de limão.

 

As flores (hermafroditas) são brancas e púrpuras, ocorrendo no verão, coincidente com a época da colheita. De origem Asiática, tendo sua situação geográfica mais provável, Vietnã. Nos dias atuais se cultiva em muitas regiões quentes e temperadas, especialmente na região Mediterrânea. Cresce espontaneamente na Índia e em regiões quentes da África. O sabor de cada uma das variedades depende da quantidade de óleo essencial. Devido às flores serem hermafroditas, a polinização é cruzada e abundante, existe uma grande quantidade de subespécies, que variam de formas, tamanhos e aromas, sendo, em todos os casos, a principal característica a grande variedade e a composição de óleo essencial. No caso do manjericão proveniente do norte da África e da América do Norte, se caracterizam por apresentar elevada concentração de metilchavicol e linalol; as espécies provenientes das Ilhas de Java, de Camarões, das Seychelles e da Reunião contêm de 80-90% de metilchavicol e só vestígios de linalol. As plantas com maior exposição ao sol são as mais ricas em óleos essenciais -os exemplares da Espanha apresentam a maior produção, cerca de 1%, os da Noruega apenas 0,13%.



Benefícios do Óleo Essencial de Manjericão conforme referências bibliográficas*

 

 

Mente:Um bom tônico para os nervos, especialmente quando a pessoa está se sentindo fraca, aguçando os sentidos e favorecendo a concentração. Pode ser usado para qualquer tipo de desordem nervosa (fraqueza, indecisão, histeria). Tem efeito calmante na histeria e em distúrbios do sistema nervoso, embora atue como revitalizante em casos de depressão. É considerado um dos ?melhores remédios? para o cérebro, sua reputação é de clarear as ideias, dando força e clareza aos sentidos. Muito útil na insônia causada por preocupações noturnas (pessoas que digerem seus problemas à noite). Muito indicado para cefaleias. Auxilia a reduzir o Burnout.

 

Corpo:Excelente no combate às dores de cabeça e à enxaqueca, provavelmente em virtude de suas propriedades cefálicas. Considerado eficaz para ajudar a recobrar os sentidos após um desmaio ou paralisia temporária. Acredita-se que elimina pólipos nasais e dores de ouvido. Pode reduzir alergias, pois têm efeito sobre o córtex suprarrenal que controla as alergias relacionadas ao estresse.

 

Pele:Uma ação tônica e refrescante que beneficia peles cansadas e congestionadas e pode também ajudar a controlar a acne. Usado em baixas diluições ajuda a uniformizar o tom e a aparência da pele.

 

* REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

 


1. Aromaterapia - O equilíbrio entre o corpo e o espírito - Holística ? através dos óleos essenciais; Ann Berwick; 3ª edição; Editora nova Era - 2002.
2. Aromaterapia - Um guia de A a Z para o uso Terapêutico dos Óleos Essenciais; Susan Worwood; 1995; Editora Best Seller.
3. Aromaterapia e as Emoções; Shirley Price; 2ª edição; Editora Bertrand Brasil; 2000.
4. Ayurveda e Aromatherapy; The Earth Essential Guide to Anciente Wisdom and Modern Healing - Dr. Light Miller and Dr. Bryan Miller - Editora Lótus - 1995, 2ª edição.
5. The Complete Guide to Aromatherapy ? Salvatore Battaglia - 2ª edição - 2003.
6. Traité D´Aromathérapie scientifique et médicale - Michel Faucon Editora Sang de la Terre - Segundo trimestre de 2015
7. O Grande Manual da Aromaterapia de Dominique Baudoux, Editora Lazlo, 2018 - Brasil.
8. Propriétés physiques et psychiques des huillles essentielles - Dr Paul Dupont - Duffiosin Rosicrucienne ? 2021

Observações sobre o Óleo Essencial de Manjericão

 

Embalagem: Frasco de vidro âmbar com gotejador contendo 10 ml de óleo essencial

 

Nome Científico: Ocimum basilicum.

 

Parte utilizada da planta: Folhas e Sumidades Floridas.

 

Tipo de Extração: Destilação a vapor de partes aéreas.

 

Combina com: Não encontrado



Contraindicações:

 

Não indicamos o uso de óleo essencial administrado oralmente (ingestão), pois não poderemos afirmar sua segurança sem recomendações específicas sobre metabolizações e interações de medicamentos que possam ocorrer, sob esta via administrativa, somente sob orientação de um profissional extremamente qualificado. Recomendamos fazer um teste de sensibilidade na pele antes do uso via administrativa tópica.

 

Não recomendamos usar um óleo essencial por mais de 28 dias. Caso seja necessário, descanse uma semana, depois retome-o.

 

Não usar os óleos essenciais puros sobre a pele, podendo causar irritação cutânea se aplicado diretamente sem diluição, excetoLavanda, Copaíba e Tea Tree em aplicação pontual.

 

Quanto em tratamento com remédios homeopáticos não utilizar: Hortelã Pimenta, Alecrim, Sálvia officinalis ou Tomilho. Pois são considerados antídotos aos remédios homeopáticos.

 

No caso de Hipertensão, evitar:Alecrim, Sálvia officinalis e Tomilho.

 

No caso de Hipotensão, evitar:Manjerona e Ylang Ylang.

 

No caso de Epilepsia, evitar: Erva-Doce, Alecrim e Sálvia officinalis.

 

Problemas no Fígado:Caso tenha alguma patologia hepática, evite os óleos essenciais de Erva Doce e Anis Estrelado.

 

Gravidez:Utilizar após o 5° mês de gestação os óleos de Lavanda, Camomila Romana e os cítricos em geral. Consulte sempre o seu médico.

 

Amamentação, não utilizar:Hortelã Pimenta e Alecrim, pois estes óleos possuem ação anti-galactagoga, ou seja, corta o leite.

 

Bebês recém-nascidos, usar:Camomila Romana e Lavanda (01 a 03 gotas em 30 ml de óleo carreador).

 

Bebês 2 a 12 meses, usar: Camomila Romana, Lavanda, Tangerina, Eucalipto Glóbulos, Tea Tree, (03 a 05 gotas em 30ml óleo carreador).

 

Crianças 1 a 5 anos, usar: Gerânio + os óleos acima (05 a 10 gotas em 30 ml de óleo carreador).

 

Crianças 5 a 7 anos, usar: Gengibre + os óleos acima (05 a 12 gotas em 30 ml de óleo carreador).

 

Crianças 7 a 12 anos, usar: Cipreste, Alecrim, Hortelã Pimenta ou do Brasil, Limão Tahiti ou Siciliano + os óleos acima (05 a 15 gotas em 30 ml de óleo carreador).

 

Crianças 12 anos e após, usar: A partir dos 12 anos poderá ser usado qualquer óleo essencial, e em dosagem acima de 1% quando necessário.



Modo de Uso:

 

Os óleos essenciais são substâncias concentradas e devem sempre ser diluídos e utilizados sob a orientação de um profissional qualificado. A By Samia não se responsabiliza pelo uso indevido dos produtos aqui vendidos.

 

Aromatizador: Aproximadamente 15 gotas;

 

Banhos: Em média 15 a 20 gotas após encher a banheira. Diluir em 01 colher de sopa de óleo vegetal, mel ou vinagre orgânico de maçã, e acrescentar ao banho.

 

Compressa: 05 a 10 gotas em 1/2 litro de água;

 

Inalação: 02 gotas em 01 lenço (inalação pontual) ou 01 gota em 50 ml de soro fisiológico ou água (inalação a vapor ou em inalador elétrico);

 

Massagem: 04 a 12 gotas por colher de sopa de óleo vegetal;

 

Óleo para rosto: 01 gota em 01 colher de café de óleo vegetal;

 

Óleo para cabelos: Em média 06 gotas por colher de sopa de óleo vegetal;

 

Uso tópico: Em média 06 gotas por colher de sopa de óleo vegetal.



Conservação do óleo essencial:

 

Armazenar em local bem ventilado em embalagem fechada, protegido da luz, calor, fogo, plástico e madeira. Mantenha os frascos longe do alcance das crianças e dos olhos.



Por que não ingerir os óleos essenciais?

 

Os óleos essenciais quando ingeridos podem causar efeitos irritativos ou serem agressivos em mucosas. Podem promover efeitos adversos. Por isso, se for optar por essa via de administração recomendamos que esta seja feita sob recomendação de um médico que conheça a atuação dos óleos essenciais, ou profissionais da aromaterapia com conhecimento profundo em farmacologia ou farmacêuticos. Dentro dos estudos na aromaterapia a escola francesa, (chamada de aromatologia também) esta difunde as vias administrativas oral, retal e vaginal.

 

Já a escola inglesa (que é a que a By Samia segue) baseia-se mais no uso externo, através de massagens, reflexologia, inalações e aromatização de ambiente, entre outros, não havendo uso interno, oral, retal e vaginal.

Ficha Técnica

Detalhes técnicos do produto:

Código 2745
Peso 100.00 g
Marca By Samia Aromaterapia Comercio
Avaliações

Produtos visualizados

Carregando ...