Atualizando informações ...

Óleo Essencial - Eucalipto Radiata 5ml

Ref: 2747
Marca: By Samia Aromaterapia Comercio

Não disponível

Enviar
Avise-me quando estiver disponível
Descrição Geral

História do Óleo Essencial de Eucalipto Radiata



Eucalyptus radiata foi formalmente descrito pela primeira vez em 1828 por Augustin Pyramus de Candolle em seu livro Prodromus Systematis Naturalis Regni Vegetabilis, a partir de uma descrição não publicada de Franz Sieber.

 

Em 1927, William Blakely descreveu Eucalyptus robertsonii no Journal and Proceedings of the Royal Society of New South Wales. Em 1973, Lawrie Johnson e Donald Frederick Blaxell o reduziram a uma subespécie de Eucalyptus radiata , descrevendo tanto a nova subespécie quanto o autônimo , subespécie radiata em Contributions from the New South Wales Herbarium .

 

Os nomes das duas subespécies são aceitos pelo Censo de Plantas Australiano:

 

Eucalyptus radiata Sieber ex DC. subsp. radiata tem folhas verdes acinzentadas, botões glaucosos e opérculo pontiagudo;

 

Eucalyptus radiata subsp. robertsonii (Blakely) LASJohnson & Blaxell tem folhas verdes, botões de flores que não são glaucosos e um opérculo que geralmente não é pontudo.



Curiosidade

 

Na Medicina Australiana é considerado o Eucalipto Pediátrico, seu aroma mais suave favorece o uso em crianças e pessoas mais sensíveis, como os asmáticos.



Aspectos Botânicos:



Existem mais de 700 espécies de Eucaliptos. São árvores perenes altas que chegam a atingir altura de 90 metros. Eucalyptus radiata é uma árvore que normalmente atinge uma altura de 10?50 m (33?164 pés) e forma um lignotúber. Possui casca áspera, finamente fibrosa ou cinza escamosa no tronco e nos ramos, geralmente casca cinza lisa nos ramos mais finos que 80 mm (3,1 pol.). Plantas jovens e rebrota de talhadia têm folhas sésseis, estreitas em forma de lança a lineares que têm 33?100 mm (1,3?3,9 pol.) De comprimento, 5?20 mm (0,20?0,79 pol.) De largura, mais pálidas na superfície inferior e dispostas do lado oposto pares.

 

As folhas adultas têm o mesmo tom de verde em ambos os lados, em forma de lança a curvas ou quase lineares, 55-120 mm (2,2-4,7 pol.) De comprimento e 6-15 mm (0,24-0,59 pol.) De largura, afinando para um pecíolo 5 ?16 mm (0,20?0,63 pol.) De comprimento. Os botões das flores estão dispostos nas axilas das folhas sem um pedúnculo não ramificado com 2?12 mm (0,079?0,472 pol.) de comprimento, os botões individuais nos pedicelos com 2?4 mm (0,079?0,157 pol.) de comprimento. Os botões maduros são em forma de clube, com 3?5 mm (0,12?0,20 pol.) De comprimento e 2?3 mm (0,079?0,118 pol.) De largura, com um opérculo arredondado ou cônico que é mais curto e mais estreito do que a taça floral na junção.



A floração ocorre de outubro a janeiro e as flores são brancas. A fruta é uma cápsula lenhosa, em forma de xícara, hemisférica ou esférica encurtada de 3?6 mm (0,12?0,24 pol.) De comprimento e 4?7 mm (0,16?0,28 pol.) De largura com as válvulas próximas ao nível da borda. A hortelã-pimenta de folhas estreitas cresce em florestas e bosques, geralmente em habitats mais frios ou úmidos. Ocorre em New South Wales ao sul de perto da fronteira de Queensland, no Território da Capital da Austrália, até a Floresta Estadual de Wombat , Parque Nacional Great Otway e faixas de South Gippsland em Victoria. Também ocorre na Tasmânia, onde está restrito à bacia do rio Forth subespécie robertsonii é restrita às florestas montanas e subalpinas do nordeste de Victoria.



Benefícios do Óleo Essencial de Eucalipto Radiata conforme referências bibliográficas*

 

 

Mente:Tem efeito refrescante sobre as emoções. Também clareia as ideias, favorece a concentração, foco e fortalece o sistema nervoso.

 

Corpo:Sua ação antiviral age no sistema respiratório, amenizando a inflamação e auxiliando na liberação da mucosidade. É especialmente benéfico para casos de gripe, infecções de garganta, tosse, acúmulo de catarro, sinusite, asma e tuberculose. Alivia a congestão decorrente de resfriados e da febre do feno. É excelente no tratamento de doenças infecciosas.

 

Pele:Parece ser útil no tratamento de erupções cutâneas, como herpes, e ótimo para queimaduras, pois impede o desenvolvimento de bactérias e a consequente formação de pus, além de ajudar a formar o novo tecido. Cortes, feridas, ulcerações e inflamações também parecem reagir bem ao Eucalipto. Purifica a pele congestionada. Muito útil para celulite.

 

* REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

 


1. Aromaterapia - O equilíbrio entre o corpo e o espírito - Holística ? através dos óleos essenciais; Ann Berwick; 3ª edição; Editora nova Era - 2002.
2. Aromaterapia - Um guia de A a Z para o uso Terapêutico dos Óleos Essenciais; Susan Worwood; 1995; Editora Best Seller.
3. Aromaterapia e as Emoções; Shirley Price; 2ª edição; Editora Bertrand Brasil; 2000.
4. Ayurveda e Aromatherapy; The Earth Essential Guide to Anciente Wisdom and Modern Healing - Dr. Light Miller and Dr. Bryan Miller - Editora Lótus - 1995, 2ª edição.
5. The Complete Guide to Aromatherapy ? Salvatore Battaglia - 2ª edição - 2003.
6. Traité D´Aromathérapie scientifique et médicale - Michel Faucon Editora Sang de la Terre - Segundo trimestre de 2015
7. O Grande Manual da Aromaterapia de Dominique Baudoux, Editora Lazlo, 2018 - Brasil.
8. Propriétés physiques et psychiques des huillles essentielles - Dr Paul Dupont - Duffiosin Rosicrucienne ? 2021

Observações sobre o Óleo Essencial de Eucalipto Radiata

 

Embalagem: Frasco de vidro âmbar com gotejador contendo 10 ml de óleo essencial

 

Nome Científico: Eucalyptus radiata leaf oil.

 

Parte utilizada da planta: Folhas (longas folhas verdes e estreitas).

 

Tipo de Extração: Destilação a vapor. Destilação a baixa pressão

 

Combina com: Benjoin, Cedro, Olíbano, Junípero, Lavanda, Limão, Manjerona, Alecrim e Tomilho.



Contraindicações:

 

Não indicamos o uso de óleo essencial administrado oralmente (ingestão), pois não poderemos afirmar sua segurança sem recomendações específicas sobre metabolizações e interações de medicamentos que possam ocorrer, sob esta via administrativa, somente sob orientação de um profissional extremamente qualificado. Recomendamos fazer um teste de sensibilidade na pele antes do uso via administrativa tópica.

 

Não recomendamos usar um óleo essencial por mais de 28 dias. Caso seja necessário, descanse uma semana, depois retome-o.

 

Não usar os óleos essenciais puros sobre a pele, podendo causar irritação cutânea se aplicado diretamente sem diluição, excetoLavanda, Copaíba e Tea Tree em aplicação pontual.

 

Quanto em tratamento com remédios homeopáticos não utilizar: Hortelã Pimenta, Alecrim, Sálvia officinalis ou Tomilho. Pois são considerados antídotos aos remédios homeopáticos.

 

No caso de Hipertensão, evitar:Alecrim, Sálvia officinalis e Tomilho.

 

No caso de Hipotensão, evitar:Manjerona e Ylang Ylang.

 

No caso de Epilepsia, evitar: Erva-Doce, Alecrim e Sálvia officinalis.

 

Problemas no Fígado:Caso tenha alguma patologia hepática, evite os óleos essenciais de Erva Doce e Anis Estrelado.

 

Gravidez:Utilizar após o 5° mês de gestação os óleos de Lavanda, Camomila Romana e os cítricos em geral. Consulte sempre o seu médico.

 

Amamentação, não utilizar:Hortelã Pimenta e Alecrim, pois estes óleos possuem ação anti-galactagoga, ou seja, corta o leite.

 

Bebês recém-nascidos, usar:Camomila Romana e Lavanda (01 a 03 gotas em 30 ml de óleo carreador).

 

Bebês 2 a 12 meses, usar: Camomila Romana, Lavanda, Tangerina, Eucalipto Glóbulos, Tea Tree, (03 a 05 gotas em 30ml óleo carreador).

 

Crianças 1 a 5 anos, usar: Gerânio + os óleos acima (05 a 10 gotas em 30 ml de óleo carreador).

 

Crianças 5 a 7 anos, usar: Gengibre + os óleos acima (05 a 12 gotas em 30 ml de óleo carreador).

 

Crianças 7 a 12 anos, usar: Cipreste, Alecrim, Hortelã Pimenta ou do Brasil, Limão Tahiti ou Siciliano + os óleos acima (05 a 15 gotas em 30 ml de óleo carreador).

 

Crianças 12 anos e após, usar: A partir dos 12 anos poderá ser usado qualquer óleo essencial, e em dosagem acima de 1% quando necessário.



Modo de Uso:

 

Os óleos essenciais são substâncias concentradas e devem sempre ser diluídos e utilizados sob a orientação de um profissional qualificado. A By Samia não se responsabiliza pelo uso indevido dos produtos aqui vendidos.

 

Aromatizador: Aproximadamente 15 gotas;

 

Banhos: Em média 15 a 20 gotas após encher a banheira. Diluir em 01 colher de sopa de óleo vegetal, mel ou vinagre orgânico de maçã, e acrescentar ao banho.

 

Compressa: 05 a 10 gotas em 1/2 litro de água;

 

Inalação: 02 gotas em 01 lenço (inalação pontual) ou 01 gota em 50 ml de soro fisiológico ou água (inalação a vapor ou em inalador elétrico);

 

Massagem: 04 a 12 gotas por colher de sopa de óleo vegetal;

 

Óleo para rosto: 01 gota em 01 colher de café de óleo vegetal;

 

Óleo para cabelos: Em média 06 gotas por colher de sopa de óleo vegetal;

 

Uso tópico: Em média 06 gotas por colher de sopa de óleo vegetal.



Conservação do óleo essencial:

 

Armazenar em local bem ventilado em embalagem fechada, protegido da luz, calor, fogo, plástico e madeira. Mantenha os frascos longe do alcance das crianças e dos olhos.



Por que não ingerir os óleos essenciais?

 

Os óleos essenciais quando ingeridos podem causar efeitos irritativos ou serem agressivos em mucosas. Podem promover efeitos adversos. Por isso, se for optar por essa via de administração recomendamos que esta seja feita sob recomendação de um médico que conheça a atuação dos óleos essenciais, ou profissionais da aromaterapia com conhecimento profundo em farmacologia ou farmacêuticos. Dentro dos estudos na aromaterapia a escola francesa, (chamada de aromatologia também) esta difunde as vias administrativas oral, retal e vaginal.

 

Já a escola inglesa (que é a que a By Samia segue) baseia-se mais no uso externo, através de massagens, reflexologia, inalações e aromatização de ambiente, entre outros, não havendo uso interno, oral, retal e vaginal.

Ficha Técnica

Detalhes técnicos do produto:

Código 2747
Peso 150.00 g
Marca By Samia Aromaterapia Comercio
Avaliações

Produtos visualizados

Carregando ...